sexta-feira, 5 de novembro de 2010

ADEUS PIÁ TIAGO ,ADEUS ANDY IRONS, ESCOLA GAÚCHA DE SURF E A DECADÊNCIA DO SURFE GAUDÉRIO

MORTE POR REDES NO RGS ATÉ QUANDO,CHEGA DE MENTIRAS DE TODOS OS LADOS














                ANDY IRONS HOMENAGEADO DIGNAMENTE



 Tristeza , revolta e indignação  são  sensações que sinto no momento. Já fazem  "ANOS" que alerto e critico os MFKRS políticos, as organizações federativas ,os aproveitadores, a assenbléia e o ministério público. Pois a morte do tiago foi  assinada por  incompetentes e  aproveitadores, que não estão nem ai com o surfe Gaúcho.

Eu, q estou a frente de uma Escola de surf respeitada e tradicional, que vivo surfe desde 1982,ando de sk8  desde 78, cito q o  esporte surf está doente de uma peste terminal, a mais de 20 anos alerto sobre a decadência do surfe feito dentro  dagua,e que falta comprometimento da comunidade, das lojas e empresas...tem muita galera por ai ganhando com a surfwear e... não investe nada, só suga.
 A prova que o atual sistema só retira e pouco ou nada investe é minha Escola. Pois  desde 1996 é uma referência de ensino internacional ,isto mesmo,além da E.G.D.S. ser uma das pioneiras no RGS e no País, sempre procurei estar atualizado  e  a par de como estavam operando as mais modernas Escolas de surf e cursos do planeta, oferecendo aos meus alunos recursos modernos e de  vanguarda . Minha Escola possui  processos pedagógicos super diferenciados ,com aulas e testes teóricos,  clínicas de natação, sk8,treiamento funcional ,e... eu, modéstia parte mesmo com 43 anos ainda represento dignamente de pranchinha e de pranchão, mandado sempre uma performance de destaque no crowd , porém, é uma caminhada  punk  para convencer empresários que precisam investir e , que é em escolas que surgem inúmeros    praticantes, simpatizantes e consumidores de roupas e equipamentos.
Portanto é um raciocínio lógico , porém ,é muito difícil conseguir apoio e patrocínio.

Atualmente dá-se mais valor a surfwear , vida noturna., dizer-se surfista e tirar uma casquinha do estilo de vida que o surfe proporciona.

Pena q pessoas com potencial verdadeiro não se envolvam mais nesta área, deixando a ferida exposta aos  virus ,germes e bactérias aproveitadoras. Torço para esta cena melhorar e  que pessoas com  feeling verdadeiro criem coragem para botar em ordem o esporte e o estilo de vida surfe AQUI DOS PAMPAS.

 Pois temos tradição e reputação de sermos uma tribo muito corajosa, que sempre emfrentou um oceano dificílimo e dele tirou lições de vida ,  gerações que devem ser respeitadas , no entanto estamos enfraquecendo, reduzindo o número de praticantes de 12 meses. O  nível e o número de competidores  diminui a cada temporada e a renovação séria praticamente não existe.

No caso do irons, é uma lástima q um surfista do naipe dele padeça e  morra de uma forma tão indigna, um cara havaiano,com coragem de aprender e treinar em valas pesadas e de responsa, lugares onde " poucos humanos teriam atitude de estar".
Ele tinha problemas com drogas pesadas...esteve internado até, será q a abstinência  não potencializou o quadro, bem não vem ao caso e me nego a julga-lo, o fato é  que surfistas de competição são guerreiros, atletas muitas vezes solitários , determinados, impetuosos, sem técnico, sem nutricionista, sem planejamentos ,atrás de conquistas que para muitos... nunca chegam.

Desde quando eu competia, já tinha noção das dificuldades ;éra  muito desgaste físico ,emocional, viagems constantes, falta grana e de apoio, ufa , porém valeu muito a pena, pois a fibra adquirida praticando surf de competição, não conseguiria desenvolver em nenhum outro esporte, e olha q fiz e competi em vários.

Tenho convicção de  que os atletas de surf  brasileiros e gringos , merecem um melhor planejamento , com acompanhamento Técnico adequado. Aqui pelos pampas por exemplo , nossos atletas de surf não conseguem apoio e patrocínio , os circuitos são famfarrões e decadentes, ficando muitos deles a margem da pobreza ,tendo que largar o esporte para trabalharem em qualquer coisa que pague a comida e o bem estar de seus familiares, conheço muitos que tiveram este fim, infelizmente.

PELA DIGNIDADE DOS VERDADEIROS SURFISTAS GAUDÉRIOS PROVENIENTES DE QUALQUER LINHAGEM.

FICO COM MINHA CONSCIÊNCIA TRANQUILA , POIS EM MINHA ESCOLA PASSO MINHA EXPERIÊNCIA E  EDUCO MEUS ALUNOS SOBRE COMO EVITAR TRAGÉDIAS .

A  VERIFICAR  A EXISTÊNCIA DE REDES DE PESCA; DE COMO SE LIVRAR DE UMA. A TRAÇAR PLANOS ANTES DE CAIREM EM MARES  PERIGOSOS, E , RESSALTO QUE SOMENTE ATRAVÉS DE PROJETOS  EDUCACIONAIS , ASSOCIADO A POLÍTICAS PÚBLICAS DECENTES  E TRANSPARENTES , É Q AS MORTES  EM REDES TERÃO FIM .

 EDUCAÇÃO É UMA DAS MELHORES ESTRATÉGIAS  PARA ACABARMOS COM AS MORTES DOS   SURFISTAS GAÚCHOS.

ENTÃO LEMBREM-SE , ORIENTAÇÃO  CORRETA SE  APRENDE EM  ESCOLAS DE SURF TRADICIONAIS E COM PROFISSIONAIS QUALIFICADOS REGISTRADOS JUNTO AO CONSELHO REGIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA.

Q DEUS NOS PROTEJA QUANDO SOPRAR AQUELE VENTO SUL FORTE , AGORA DENOMINADO..." CICLONE ".....PORTANTO SEMPRE ALERTA MÁXIMO EM SEÇÕES DE TREINO  EM ÁGUAS GAÚCHAS....... ATÉ E ALOHA

Nenhum comentário:

Postar um comentário